Relatório apresentado no Conselho Deliberativo
Na noite desta quinta-feira, em reunião extraordinária no salão nobre do Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o presidente Paulo Odone e o vice-presidente Eduardo Antonini apresentaram o relatório com detalhes referentes ao Projeto Arena Grêmio.
Estiveram presentes aproximadamente 190 conselheiros, além de membros do Conselho de Administração e Diretores Executivos do clube.
Na reunião, foram apresentados os seguintes assuntos:
- Descrição e concepção do Projeto;
- Apresentação do estudo de viabilidade realizado pela Amsterdam Advisory Arena (AAA)
- Apresentação da carta-convite.
- Detalhamento da interação com os grupos investidores, recebimento e análise das propostas;
- Relato sobre as ações aprovadas pelo Conselho Deliberativo;
- Apresentação do relatório sobre o projeto societário “Grêmio Empreendimentos”;
- Relato sobre as demais ações relativas ao Projeto.
Para o presidente Paulo Odone, a reunião atingiu o objetivo. “Afastamos qualquer dúvida e oferecemos aos conselheiros um amplo conhecimento de tudo o que foi tratado sobre esse tema”, afirmou o presidente.
O Grêmio trabalha no Projeto Arena desde maio de 2006, quando foi feita a análise sobre o Estádio Olímpico e estudos sobre os novos estádios do mundo.
Em novembro de 2006, o Conselho Deliberativo aprovou a contratação da Amsterdam Arena Advisory para a realização de estudo de viabilidade do projeto. Na ocasião, houve também a aprovação dos estudos relativos à constituição de uma empresa, vinculada ao Grêmio, para realizar o projeto e a gestão do novo estádio.
A partir disso, até maio deste ano, houve o desenvolvimento do estudo de viabilidade e da montagem da nova empresa. Nesses estudos, ocorreu a identificação de áreas com potencial para construção e reuniões com órgãos do governo, entidades, investidores, consultores e outros.
Em maio de 2007, o Conselho Deliberativo recebeu o estudo da AAA e aprovou a criação da Grêmio Empreendimentos. Até agosto, o clube fez o contato com os interessados em receber a Carta Convite, recebendo as propostas em setembro, fazendo a verificação dos itens obrigatórios e a busca de informações complementares.
Em outubro, o Grêmio analisou as propostas que foram apresentadas ontem aos conselheiros gremistas.
Para o vice-presidente Eduardo Antonini, “a realização da Copa do Mundo no Brasil, tendo Porto Alegre como sede e a necessidade de um estádio moderno, multiuso e superavitário, faz o Grêmio tratar com prioridade esse projeto”.
Na próxima segunda-feira, o Conselho Deliberativo reúne-se novamente para conhecer as duas propostas:
- Consórcio TBZ Marketing Ações Promocionais S.A, Plarq Estudos de Arquitetura e Urbanismo LTDA., Construtora OAS LTDA., Banco Efisa S.A., Companhia Província de Crédito Imobiliário e BPN Brasil;
- Construtora Norberto Odebrecht S.A e Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura LTDA.
Os próximos passos do Projeto Arena Grêmio são os seguintes:
- Ampla discussão no Conselho Deliberativo para definir a proposta vencedora;
- Criação da empresa “Grêmio Empreendimentos”, com definição de seu estatuto e escolha de seus membros;
- Assinatura do Contrato Preliminar;
- Detalhamento e finalização de todos os detalhes jurídicos e financeiros com vistas à assinatura do Contrato Final.
Acompanhe aqui no site do Grêmio todos os detalhes do Projeto Arena Grêmio.
Seja sócio do Grêmio.