27/10/2025 22:46:48
Conselho Deliberativo aprova novo contrato da Arena e alterações estatutárias

Pautas foram aprovadas por aclamação



Em noite histórica nesta segunda-feira, no auditório da Arena, o Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense aprovou, por aclamação, o novo contrato da Arena celebrado pelo associado Marcelo dos Santos Marques em doação para o Grêmio, bem como as propostas de alterações estatutárias destinadas a viabilizar a gestão financeira e administrativa da casa gremista.

A Sessão Extraordinária — considerada uma das mais importantes da história do Clube — contou com a presença de 299 conselheiros, sendo 218 de forma presencial e 81 acompanhando de maneira online, configurando a maior adesão dos últimos tempos, excetuando os pleitos eleitorais.

A sessão foi aberta pontualmente às 19h30 pelo novo presidente do Conselho Deliberativo, Philippe Jardim, que passou a palavra ao presidente do Conselho de Administração, Alberto Guerra. Em sua manifestação, Guerra fez um panorama do trabalho conduzido pela gestão para que o comando da Arena fosse assumido pelo Clube, agradeceu a todos os envolvidos no processo e destacou que os resultados da nova administração já começam a ser percebidos pelo torcedor gremista.

Antes do início das deliberações, Philippe Jardim convidou os ex-presidentes do Colegiado, Alexandre Bugin e Carlos Biedermann, a comporem a Mesa Principal, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na busca pela aquisição da Arena. Jardim também anunciou que caberá a Carlos Biedermann a presidência da nova Comissão Permanente da Arena, a ser criada.

Além dos dirigentes mencionados, a Mesa foi composta pelo vice-presidente do CD, Márcio Floriano Jr., pelo vice-presidente do CA, Eduardo Magrisso, e pelos secretários Renata Zorzetto e Leandro Vidal.

Na primeira pauta da noite, Eduardo Magrisso apresentou em detalhes o novo contrato da Arena, contextualizando sua evolução desde a inauguração do estádio, em 2012, até os dias atuais. Em seguida, foi lido o parecer favorável da Comissão de Assuntos Legais e Estatutários, culminando na aprovação do contrato por aclamação.

Posteriormente, foi analisada a proposta de alterações estatutárias, com o objetivo de adequar o regulamento interno às novas exigências de gestão do estádio. Antes da votação, foram apresentados os pareceres positivos das comissões de Assuntos Legais e Estatutários, Especial de Reforma Estatutária, Economia e Finanças e Patrimônio. A matéria também foi aprovada por aclamação.

Na parte final da sessão, os conselheiros realizaram uma celebração marcada por manifestações de reconhecimento e agradecimento a Marcelo Marques, protagonista do processo que viabilizou a nova fase da Arena.

A partir do próximo sábado, 1º de novembro, o Grêmio assume oficialmente a gestão da Arena. De forma simbólica, o início desta nova era será marcado pelas Mosqueteiras: a equipe feminina do Clube enfrentará o Brasil de Farroupilha, às 11h, na Arena, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho.

Confira as alterações estatutárias aprovadas pelo Conselho Deliberativo:

a) Alteração do art. 68, que trata das Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo, para criar a Comissão para Assuntos Relativos à Arena, por meio da inserção do inciso IX, e incluir o § 8º, que define suas atribuições.

b) Alteração do art. 83, que dispõe sobre as atribuições do Presidente do Grêmio, acrescentando a prerrogativa de celebrar, em conjunto com o Gerente Geral ou o Gerente Executivo da Arena, contratos referentes à manutenção do estádio. O dispositivo também assegura que a Arena contará com CNPJ, orçamento e administração próprios, destacada das demais áreas do Clube.

c) Alteração do art. 93, que trata da Gerência Executiva, criando uma Gerência Executiva exclusiva para a Arena do Grêmio, responsável por preservar o estádio, zelar por sua manutenção e responder diretamente ao Conselho de Administração.

d) Criação do art. 93-B (que, para melhor adequação estatutária, poderá ser numerado como art. 107-A ou 93-A), a fim de estabelecer as regras que garantem a autonomia da administração da Arena, que passará a operar como uma filial com contas bancárias próprias e independentes do caixa central do Clube.

e) Alteração do art. 99, estendendo ao Conselho Fiscal a fiscalização da Arena, diante da sua autonomia administrativa e financeira.

f) Alteração do art. 105, referente ao balanço anual do Clube, acrescentando parágrafo que assegura a autonomia orçamentária, administrativa, financeira e funcional da Arena do Grêmio, protegendo as receitas e recursos destinados à sua operação, manutenção e investimentos.

g) Alteração do art. 106, incluindo entre as receitas do Clube aquelas provenientes da comercialização de ingressos para eventos esportivos realizados na Arena, adequando o Estatuto à nova realidade de gestão.

h) Criação do art. 109-A, estabelecendo que a Arena do Grêmio constitui patrimônio impenhorável e inalienável, não podendo ser dada em garantia de obrigações, assegurando a proteção do bem de maior valor financeiro do Clube.

Foto: Amanda Ferronato