28/11/2023 23:06:00
Conselho Deliberativo tem noite de sessão ordinária e extraordinária na Arena

Colegiado votou e aprovou suplementação e peça orçamentária para 2024



Na noite desta terça-feira, no auditória da Arena, o Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se reuniu em sessão ordinária e extraordinária para examinar os demonstrativos contábeis e financeiros do trimestre vencido de julho a setembro de 2023; discutir e votar o orçamento do exercício de 2024, além de decidir sobre pedido de suplementação do orçamento para o exercício deste ano do Conselho de Administração.

O encontro, que durou 3h40, foi conduzido pelo presidente da Casa, Alexandre Bugin, tendo à mesa principal as presenças do vice-presidente do CD, Roger Fischer; do presidente do Conselho de Administração, Alberto Guerra; do CEO, Márcio Pinto Ramos; do Executivo de Controladoria, Fabiano Wurdig; e dos secretários, Nilo Vladimir Lagoas e Luiz Gustavo Garrido.

As contas foram apresentadas pelo CEO do Clube juntamente com o Executivo de Controladoria. Na sequência, houve os pareceres do Conselho Fiscal e Comissão de Economia e Finanças. Ambos apresentaram também suas visões relativas ao pedido de suplementação no orçamento, assunto subsequente. A suplementação foi discutida pelos conselheiros, votada e aprovada pela maioria do colegiado.

Fugindo do protocolo, o presidente do Conselho de Administração, Alberto Guerra, pediu a palavra antes da apresentação do orçamento para 2024. O comandante gremista fez uma análise do primeiro ano de mandato, mantendo um discurso realista sobre a atual situação financeira do Clube e projetando o que vem pela frente: "O orçamento atual, obviamente, não é o que gostaríamos, tudo vem de uma continuidade, mas nosso plano sempre foi investir no Futebol. Para isso, assumir um dívida inicial era a única solução, independente de quem assumisse. Nós precisávamos reconectar com o torcedor. Em 2017, quando conquistamos o tri da Libertadores, nós tínhamos 91 mil sócios. Hoje, já estamos com 118 mil. Para poder sanar essas contas, existem apenas duas opções: ou corta despesa ou aumenta a receita. Nós até poderíamos cortar a folha pela metade, mas o risco que correríamos seria muito grande. Nem todo mundo que investe ganha, mas quem ganhou investiu. Nosso plano é seguir investindo no Futebol para manter um time competitivo", declarou. 

Na continuidade da reunião, o posicionamento e os pilares do Clube para 2024 foram apresentado pelo CEO seguidos pelos pareceres do Conselho Fiscal e da Comissão de Economia e Finanças que declararam as projeções adequadas e sugeriram a aprovação. A peça orçamentária de 2024 foi discutida, votada e também aprovada pela maioria do CD.

O encontro se encerrou com assuntos gerais.

O item quatro da convocação extraordinária, "Discutir e votar a proposta do Conselho de Administração para permuta do terreno do CT Cristal", foi tirado de pauta. 

Foto: Márcio Neves