10/08/2023 23:06:00
Cacalo é o novo Patrono do Grêmio

Em noite inesquecível, ex-presidente Luiz Carlos Pereira Silveira Martins recebe a maior distinção concedida pelo Clube



Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, um dos dirigentes mais vitoriosos do futebol brasileiro, é o mais novo Patrono do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor. A maior distinção dispensada pelo Clube foi concedida após votação durante Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo realizada na noite desta quinta-feira (10), no Salão Nobre do CD, na Arena.

O nome de Cacalo obteve 99,26% de aprovação com 267 votos e houve duas abstenções (0,74%) totalizando 269 conselheiros presentes. Segundo o Estatuto do Clube, o candidato a Patrono deveria obter três quintos dos votos do Conselho em votação secreta.

Sem conseguir conter as lágrimas e com a presença da esposa e dos filhos, Cacalo fez questão de agradecer aos membros do Conselho Deliberativo: “Eu só estou aqui graças ao trabalho de todos vocês. Tenho certeza que se vocês estivessem no meu lugar, teriam feito a mesma coisa e até melhor. A cada dia que venho aqui, a cada abraço que recebo, vem a emoção à tona. Futebol se vive de emoção”, declarou. Com modéstia, dividiu com todos os torcedores as conquistas obtidas: “Não interessa a minha trajetória, mas a grandeza do Grêmio, um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”, finalizou sob ovação.

Alexandre Bugin, presidente da Casa, e Alberto Guerra, presidente do Conselho de Administração, saudaram a escolha do novo Patrono e se disseram honrados por fazerem parte deste momento que entra para história dos 120 anos da Instituição. Segundo Guerra, Cacalo foi um mestre e sempre esteve ao seu lado em momentos importantes com palavras de conforto e sabedoria. Para Bugin, a noite desta quinta-feira foi um momento ímpar para o Conselho Deliberativo.  

No início da solenidade, houve a manifestação do ex-presidente do CD, Carlos Biedermann, e dos conselheiros Guto Peixoto e Sérgio Vazques, proponentes da homenagem. Neste momento, foi divulgado um vídeo com a participação de ex-atletas, ex-dirigentes, conselheiros e torcedores enaltecendo as qualidades de Cacalo e pedindo a aprovação.

Na sequência, houve a leitura dos relatórios da Comissão para Assuntos Legais e Estatutários e Comissão Memorial aprovando a demanda.

Durante a Sessão, ocorreu uma homenagem aos ex-conselheiros Adalberto Preis e Ricardo Eichler Fernandes, falecidos recentemente. Eles receberam uma salva de palmas e foram nominalmente lembrados pelo Patrono e pelos presidentes Bugin e Guerra.

Também fizeram parte da mesa principal, o vice-presidente do CD, Roger Fischer, e os secretários Nilo Lagoas e Luiz Gustavo Garrido.

No final da solenidade, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins deixou o protocolo de lado e chamou ao palco o conselheiro Danrlei, goleiro multi-vitorioso que iniciou sua carreira como atleta e conquistou os mais importantes títulos sob o comando de Cacalo. Com a emoção à flor da pele, a Sessão se encerrou com o Hino do Grêmio.

O Patrono:

Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 72 anos, é um dos dirigentes mais vitoriosos da história do Grêmio e do futebol brasileiro. Iniciou sua trajetória como dirigente em 1969 atuando como Subdiretor de Promoções. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Formado em direito, se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi vice-presidente de Administração. Chegou ao Futebol em 1993 e, como vice, comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, assumiu a presidência do Clube. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição. No dia 13 de setembro de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama.

Ao ter seu nome aprovado pelo Conselho Deliberativo para ostentar a maior distinção concedida pela Instituição, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins se une aos patronos Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.

Fotos: Morgana Schuh | Grêmio FBPA

Cacalo é eleito patrono do Grêmio