19/06/2018 11:27:00
Grêmio promove encontro de gestão e de alinhamento de processos

Evento, dividido em módulos, reuniu todas as áreas do Clube



Fiel ao projeto de transparência e aos preceitos do Planejamento Estratégico definidos pelo Grêmio, o Conselho de Administração promoveu workshop de gestão e de avaliação sobre os processos internos praticados pelo Clube. O encontro, realizado na tarde da última segunda-feira no auditório da Arena, reuniu Conselho Deliberativo, executivos, assessores da presidência, presidentes dos movimentos políticos e das comissões do colegiado deliberativo. O evento foi dividido em cinco módulos com a apresentação do status atual de áreas vitais ao Tricolor, como  Planejamento, Tecnologia da Informação, Departamento do Torcedor Gremista, marketing, finanças, futebol profissional, formação entre outros.

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho de Administração Romildo Bolzan. O mandatário tricolor exaltou o fórum, "destinado a todos que têm importância estratégica dentro do Clube, e que visa atender aos grupos políticos interessados, para que todos tenham conhecimento de como opera o Grêmio", afirmou, completando que todos os processos acontecem para fazer funcionar o objetivo principal do Clube, que é o futebol.

Compuseram a mesa, ao lado do presidente Romildo, o vice-presidente do Conselho de Administração Paulo Luz, o vice-presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin, o CEO Carlos Amodeo, mediador do workshop,  e a executiva de Administração e Planejamento Christina Muniz. 

Representando o presidente do CD Carlos Biedermann, Alexandre Bugin foi o primeiro membro da gestão a falar  e a parabenizar pela iniciativa e sobre a  forma com a qual  os processos vem se desenvolvendo. Ele ressaltou a integração dos representantes das comissões do Conselho com a gestão, apresentando cada uma delas. 

A executiva de Administração e Planejamento Christina Muniz detalhou as ações para aperfeiçoamento do patrimônio e também apresentou as execuções futuras na Arena e nos CTs Luiz Carvalho, Hélio Dourado e Cristal. Outro avanço destacado foi a ampliação do escopo ISO 9001:2008 para Formação de Atletas e a recomendação à nova nova ISO 9001:2015.

Assessor da Presidência para área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Antônio Dutra Jr falou das atuações do setor de TI no Departamento de Futebol, na loja GrêmioMania, no Quadro Social e no setor Financeiro do Clube. Um dos destaques de sua explanação foi o investimento em Análise de Desempenho e também a instalação dos servidores SAP Hana. 

O workshop também contou com a participação do diretor do Departamento do Torcedor Gremista Marcos Vargas, responsável por expor a atuação do DTG junto à torcida, no objetivo de estreitar o relacionamento, manter o respeito às leis e a atuar como um facilitador entre o clube, os órgãos reguladores e zelando pela  boa convivência entre as torcidas do clube, bem como da manutenção da festa protagonizada por elas em dia de jogo. Além deste, o marketing também esteve em evidência por meio da apresentação do gestor da área, Beto Carvalho. Na ocasião, o executivo explanou sobre o Soccerting, conceito que trabalha a gestão da marca e de vendas e sobre a relação direta dos títulos com o faturamento da loja GrêmioMania Megastore e de seu ponto de venda virtual. 

O Departamento de Responsabilidade Social do Clube, juntamente com o Instituto Geração Tricolor e o Instituto Desejo Azul, também apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e projetos futuros que estão para ser implementados em breve. Destaque para a apresentação de Suzana Foernges, coordenadora do IGT, que discorreu sobre as atividades e o atendimento que é prestado às crianças moradoras dos bairros situados no entorno da Arena e que que vivem em situação de vulnerabilidades social.

 Para finalizar, o workshop de gestão contou com as apresentações dos responsáveis pela Escola do Grêmio, categorias de Base e Futebol Profissional. José Cassio Rodrigues exibiu a estrutura, organograma e as principais realizações da escola que conta atualmente com quase mil alunos. Um dos principais pontos abordados, foram as crescente participações das equipes da área de formação  em competições e amistosos nacionais e mundiais. 

Gustavo Schmitz, assessor da presidência para as categorias de base, foi o responsável por apresentar o organograma do departamento de formação e a estrutura do CFT Hélio Dourado e da Residência Esportiva. Durante sua fala, apresentou também os planos de ampliação da estrutura para 2019.

Diretor do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio, Yura esteve ao workshop e falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido com as Gurias Gremistas. Uma dos diferenciais em relação ao ano passado foi a adoção do estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí, como alojamento e centro de treinamentos. 

Secretário-geral do Conselho de Administração, Kevin Krieger também foi chamado ao microfone, para comentar a preparação do time de transição durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na próxima terça-feira, 26, o Grêmio recebe a Chapecoense no Estádio do Vale.

Por fim, o diretor de futebol Deco Nascimento ampliou o funcionamento do Departamento de Futebol Profissional, atividade fim do Clube, apresentando os detalhes de cada setor e as funções exercidas no CT Luiz Carvalho, sede do futebol profissional do Clube e também objeto de análise. A manutenção da equipe competitiva, priorizando a busca por novos títulos, nacionais e continentais está entre a principal meta do departamento.

O vice-presidente Paulo Luz, representando o presidente Romildo Bolzan, fechou o encontro parabenizando a todos pelo trabalho e pela excelência com que foi conduzido o workshop que, segundo ele, configurou-se num processo de conhecimento e de troca de informações sobre o que vem sendo desenvolvido em termos de gestão, cujos preceitos se mostraram alinhados à grandeza e ao atual momento da instituição.

Foto: Jéssica Maldonado