Pasta foi extinta em 2005
O Grêmio voltará a ter o cargo de vice-presidente de Futebol. A decisão ocorreu durante sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do Clube na noite desta segunda-feira, no Salão Nobre do Estádio Olímpico. Esta foi a única proposta aprovada das 11 apresentadas no colegiado para alterações estatutárias.
O texto apreciado e deliberado por 208 conselheiros continha o seguinte teor: "Criação do cargo de Vice-Presidente de Futebol, de livre nomeação e destituição pelo Presidente do GRÊMIO, que terá direito de participação das reuniões do Conselho de Administração, porém, sem direito a voto".
A partir da aprovação da mudança, uma assembleia geral será convocada pelas lideranças do Clube para concordância dos associados. Segundo o presidente do CD, Milton Camargo, esta assembleia ocorrerá após as eleições presidenciais deste ano.
Na noite de hoje, foram votadas e rejeitadas também as seguintes propostas de modificações no estatuto:
- Alteração do tempo de mandato dos membros do Conselho de Administração, vedada a reeleição, e instituição de travas ao exercício do mandato, bem como alteração da data da eleição do Conselho Deliberativo.
- Alteração do tempo de mandato dos membros do Conselho de Administração e eleições coincidentes (mesmo exercício) para o CA e CD.
- Institucionalização dos Movimentos Políticos.
- Criação de Diretorias Executivas como Órgãos do GRÊMIO, com atribuições e metas fixadas pelo Conselho de Administração.
Na sessão da última segunda-feira, já haviam sido rejeitadas também as seguintes propostas:
- Redução da cláusula de barreira para a eleição do Conselho Deliberativo de 20% para 10%.
- Obrigatoriedade de destinação às Categorias de Base de, no mínimo, 10% do orçamento destinado ao Departamento de Futebol Profissional.
- Responsabilização pessoal dos membros do Conselho de Administração por atos má-gestão.
- Ampliação dos direitos dos familiares inscritos.
- Instituição da obrigatoriedade de reunião ordinária da Assembleia Geral para receber o relatório anual de atividades do Conselho de Administração e Conselho Deliberativo.
- Instituição da obrigatoriedade de aprovação pelo Conselho Deliberativo para a antecipação de receitas de períodos posteriores ao mandato do Conselho de Administração.
O cargo de vice-presidente de Futebol foi retirado do Estatuto do Grêmio em 2005.
Foto: Márcio Neves