Reunião ocorreu nesta terça-feira
Em reunião realizada no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, foram aprovadas por unanimidade as propostas de suplementação orçamentária de 2011 e o orçamento para 2012. Apresentadas pelo CEO do clube, Cristiano Koehler, as propostas foram elaboradas em conjunto com os gestores das áreas, os executivos e o Conselho de Administração.
Segundo Koehler, “a estruturação orçamentária, não deixando de investir no principal do clube, terá receitas conservadoras e despesas realistas em um ano de mudanças importantes na história do clube”.
A proposta orçamentária leva em conta a transição Olímpico/Arena, com um upgrade de patrimônio, tecnologia, pessoas, processos e gestão, além do novo Centro de Treinamentos do futebol profissional, a construção do Módulo I do CT da Base e reformulação do CT da Escolinha, a implementação de um novo modelo de franquia de lojas e escolinha, a ampliação do escopo da ISO 9001 para as Categorias de Base, uma nova área comercial com foco em marketing de resultados, entre outros aspectos.
Para Koehler, os principais desafios são estabelecer metas de aumento de receita e redução de despesas sobre o orçamento 2012, equacionar o fluxo de caixa do clube, eliminando o déficit anual e buscando o equilíbrio, atrelando a cota mensal de TV 2012 a esse fluxo de caixa. Além disso, administrar o passivo e buscar renegociações com deságio, conceber governança coorporativa integrada entre as gestões e o Conselho Deliberativo para apreciação dos principais projetos e indicadores, periodicamente. A estruturação de um fundo de investimento para o futebol, a gestão do ativo de atletas e utilização de recursos de parceiros também fazem parte do projeto orçamentário da próxima temporada.
Em uma análise geral, o objetivo do clube é alcançar o superávit em 2012, com um incremento de 17% no total de receitas com direito de televisionamento, publicidade e royalties. Além disso, a transição Olímpico/Arena contará com a contratação de empresas de consultorias para a estruturação de processos de migração e atualização do plano de negócios e revisão do atual sistema de benefícios ao sócio na Arena.