15/09/2016 21:32:00
Sessão Solene dos 113 anos do Grêmio tem homenagem ao Patrono Hélio Dourado

Ema Coelho de Souza também foi saudada pelos conselheiros do Clube



Na noite desta quinta-feira, dia em que o Grêmio comemora seus 113 anos, foi realizada, no auditório da Arena, a tradicional Sessão Solene do Conselho Deliberativo que faz parte da programação oficial de aniversário. Na ocasião, os conselheiros saudaram o patrono Hélio Dourado, que descerrou sua foto oficial, colocada ao lado dos demais patronos, Aurélio de Lima Py e Fernando Kroeff, na ante-sala do CD. Na continuidade, a ex-conselheira e diretora do Memorial, Ema Tereza Fachin Coelho de Souza, foi agraciada com o título de Sócia Benemérita.

Emocionado, ao lado de sua esposa e filhos, Hélio Dourado, escutou as palavras do ex-presidente, Flávio Obino, que foi o orador desta solenidade. Obino relembrou várias histórias da vitoriosa passagem de Dourado pelo Clube, desde o início até a conquista do título Brasileiro de 1981. Obino relembrou que foi ele o primeiro a convidar Dourado a participar de uma diretoria, no início da década de 60.
Comovido, o atual patrono falou de seu orgulho em participar deste momento: “Minha felicidade é tanta que não tenho palavras. Está foto faz com que eu esteja sempre ao lado do Grêmio. As pessoas vão olhar pra ela e se lembrar de mim. Vivo este clube desde guri e essa homenagem muito me orgulha. Aonde quer que eu esteja, mesmo lá de cima, estarei olhando pelo Grêmio”, declarou, contendo as lágrimas.

Na continuação da solenidade, a conselheira, Rosa Foresti, proferiu algumas palavras dirigidas à homenageada da noite com o título de Sócio Benemérita, Ema Coelho de Souza, a quem se referiu como exemplo de mulher gremista. Foresti relembrou que “dona” Ema dedicou sua vida ao Clube, participando da inauguração do Olímpico, se associando em 1956 e sendo conselheira durante 24 anos, sendo muitos deles, dedicados à nossa história, como responsável pelo museu do Clube. Até por isso, para Rosa Foresti, ela sempre será lembrada como a "Guardiã da História do Grêmio": “Jamais poderia imaginar que, lá nos idos de 1983, quando vim me oferecer para prestar serviço pro meu clube, seria merecedora desta bela homenagem. Tudo que eu fiz, foi de coração. Muito obrigada ao Grêmio”, agradeceu "dona" Ema.

A seguir, o conselheiro, Alexandre Aguiar, orador da noite, ficou responsável por proferir algumas palavras em homenagem aos 113 anos da instituição. Com a paixão que lhe é peculiar quando o tema é o Grêmio, Aguiar relembrou a trajetória do Clube até hoje fazendo uma alusão à história do Rio Grande. Aguiar surpreendeu ao entregar ao presidente do CD, Milton Camargo, um certificado da NASA atestando que o nome do Grêmio está colocado em um pequeno chip dentro de um foguete que hoje orbita Marte, uma iniciativa própria do conselheiro.
“O impossível não faz parte do nosso dicionário. Não conhecemos fronteiras. Eu não virei gremista, eu nasci gremista. Um amigo me disse que eu não gosto de futebol, eu gosto do Grêmio. E ele tem razão. O Grêmio é muito mais de uma história. É a junção de milhares de histórias, relembrando milhares de torcedores”, discursou o conselheiro que foi muito aplaudido pelos presentes.

O presidente do Conselho, Milton Camargo, encerrou a sessão lendo um belo texto falando da paixão pelo Grêmio, antecipando a entrada do eterno Hino Oficial do Clube, puxado pelo patrono, Hélio Dourado, e cantado por todos com emoção.

Durante a solenidade, que também contou com a presença do presidente Romildo Bolzan, foram entregues os certificados aos conselheiros jubilados.

Todos os presentes foram recebidos no saguão da tribuna para um coquetel que finalizou a noite.

 

Fotos: Rodrigo Rodriguez