28/07/2015 21:34:00
CD conhece demonstrativos contábeis e financeiros do primeiro semestre de 2015

Desempenho satisfatório do resultado operacional do Clube no primeiro semestre e Planejamento Estratégico foram destaques da reunião



Na noite desta terça-feira, 28, no Auditório da Arena, o Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se reuniu em sessão ordinária para examinar os demonstrativos contábeis e financeiros do primeiro semestre de 2015 e o status atual do Planejamento Estratégico do Clube com vistas à futura revisão. A sessão foi aberta pelos presidentes Milton Camargo, do Conselho Deliberativo, e Romildo Bolzan, do Conselho de administração.

Após apresentação dos demonstrativos contábeis e financeiros por parte do CEO do Clube, Gustavo Zanchi, ficou evidenciada uma melhora de 94% no resultado operacional, excluindo eventos não recorrentes, tais como vendas de atletas e rescisões contratuais, de janeiro a junho desse ano, em comparação a 2014. Além disso, o EBITDA apresentou uma melhor de 192% em relação ao primeiro semestre de 2014. O prazo médio de pagamento da dívida bancária melhorou 31% em relação a dezembro de 2014. Outro dado relevante foi a projeção de redução de despesa para o segundo semestre de 2015 de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior. Finalizando, a receita do Clube subiu 8%, excluindo vendas de atletas e receitas extraordinárias. 

Na segunda parte da Sessão, a Comissão de Acompanhamento do Planejamento Estratégico (PE) apresentou o histórico da pasta com vistas à futura revisão. A fim de aproveitar o Planejamento Estratégico como instrumento de gestão, a Comissão sugeriu ao Conselho Deliberativo que se inclua no regimento eleitoral a obrigatoriedade de apresentação dos itens do Planejamento que serão priorizados pelo Plano de Gestão e a inclusão dos Itens de Controle do Planejamento junto com os demonstrativos financeiros, a cada trimestre.

 

Foto: Márcio Neves