14/09/2017 20:09:00
Sessão Solene do Conselho Deliberativo comemora os 114 anos do Grêmio

Conselheiro mais jovem, Matheus Nunes foi o orador oficial da reunião



Depois de prestar reverência a cinco jogadores que marcaram o nome na história do Grêmio, os conselheiros do Clube se encontraram no auditório da Arena para a Sessão Solene em comemoração aos 114 anos que o Tricolor comemora nesta sexta-feira. Os bons momentos esportivo e de gestão foram ressaltados pelo presidente do Conselho Deliberativo Carlos Biedermann, assim como a consolidação do Grêmio como uma expressão cultural do Rio Grande do Sul, no discurso do presidente Romildo Bolzan.

A Sessão foi aberta com a explanação do presidente do Grêmio. Em seu discurso, Romildo Bolzan valorizou a história do Clube, e ressaltou a ligação que o Grêmio tem com o estado do Rio Grande do Sul, sendo parte da cultura gaúcha. O presidente gremista também comemorou que o Clube seja, hoje, o mais lembrado em todas camadas sociais e faixas etárias, além do prestígio mundial.

“Nós temos muito a celebrar. Nosso Clube é um Clube que, a cada situação que se divulga de estatística, não nos surpreende, mas confirma essa trajetória fantástica. De um Clube que é um dos maiores clubes brasileiros de todos os tempos. Primeiro, hoje é o primeiro do ranking do futebol brasileiro. Segundo, fizeram a unificação dos campeonatos nacionais e, de 58 para cá, o Grêmio é o clube que mais participou da primeira divisão do futebol brasileiro. No futebol sul-americano, o Grêmio goza de um grande respeito. Quanto mais se anda, o Grêmio goza de prestígio. É um patrimônio imensurável, construído com muita alma, dedicação, bravura, cultura gaúcha. Com muita expressão de heroísmo. Com muita abnegação de todos que construíram tudo isso. E nessa celebração, nós estamos cada vez mais consolidados na posicão de um clube de ponta. E cada vez afirmando, e reafirmando, a pesquisa que surgiu recentemente, no sentido de consolidar o Grêmio como o clube mais popular do Rio Grande do Sul. Não apenas o Grêmio das camadas sociais A, B ou C. Generalizou. Em todas faixas etárias. Todas as camadas sociais. Em todas as regiões. O Grêmio é uma expressão cultural importante do Rio Grande do Sul. Um emblema. É um Clube que consegue estabelecer um padrão de valores. E isso tudo é uma construção de 114 anos. E é por isso, nessa mensagem, que cabe para nós dizer que o Grêmio é um orgulho gaúcho e brasileiro. Viva o Grêmio, viva o nosso clube de coração. E para muitas conquitsas”.

O orador oficial da Sessão Solene foi escolhido pela idade. Com 26 anos, Matheus Teixeira Nunes é o conselheiro mais jovem do Grêmio. Emocionado, recém chegado do Rio de Janeiro - onde acompanhou Botafogo x Grêmio - Matheus ressaltou que nunca imaginou ser designado para tal função. Em seu discurso, lembrou os passos como torcedor e reafirmou o compromisso em manter o Grêmio no caminho das vitórias.

“Confesso que jamais imaginava que um dia fosse discursar na Sessão Solene do aniversário. Estou aqui representando a juventude comprometida em seguir dando a este clube as vitórias épicas, os títulos, a torcida forte, o sangue, o suor e as lágrimas. O Grêmio é puro sentimento. Eu aprendi a ser Grêmio sem importar ídolos. Lara, Portaluppi, Pavilhão, Foguinho e De León. Libertadores, Mundial. Imortal, copeiro e peleador. Somos da Baixada, da Azenha e do Humaitá. A torcida que mais canta e mais incentiva. Parabéns, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”.

Por fim, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Biedermann, chamou a atenção para a governança do Clube, e projetou um futuro de êxitos dentro e fora de campo.

“Às vezes as pessoas desprezam um pouco o futebol. Mas isso é a nossa vida. Isso nos dá paixão, alegria. O futebol, e o Grêmio especialmente, tem uma importância enorme na vida desses 10 milhões de pessoas. E estamos aqui para saudar isso, esses 114 anos de muita paixão, alegrias e muitas lágrimas, também. E o Grêmio vive, de novo, uma oportunidade fantástica na sua história. De projetar um Clube que esteja permanentemente na ponta do cenário mundial. O Grêmio está se encaminhando para isso, tem todas as condições para isso. A gente tem, pela atuação do Conselho de Administração, essa capacidade. Essa condição de projetar esse clube para um futuro brilhante. Saúdo a todos os conselheiros, a todos os torcedores e, pelo prazer de podermos, enfim, ter esse Clube maravilhoso pelo qual a gente torce, vibra, chora. Muito obrigado”, finalizou.

Após a Sessão Solene, os conselheiros foram recebidos para um coquetel na Tribuna de Honra da Arena. Encerrando uma noite de festejos na semana de comemoração dos 114 anos do Grêmio.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA