10/09/2015 19:52:00
Fórum dos Movimentos comemora consenso nas alterações estatutárias

Encontros foram fundamentais para entendimento e união dos grupos políticos



Na noite desta quinta-feira, no auditório do Centro Administrativo da Arena, estiveram reunidos os membros do Fórum dos Movimentos, sob o comando do presidente do Conselho Deliberativo, Mílton Camargo. Na ocasião, foram enaltecidos o comprometimento e a participação dos integrantes na discussão e na aprovação da propostas de alterações estatutárias votadas no último dia 31/08, em sessão extraordinária que entrou para história do Clube.

O Fórum, que vem se reunindo sistematicamente desde o início do ano, visa aproximar os diferentes grupos políticos do Clube no intuito de apresentar e analisar propostas comuns objetivando o aperfeiçoamento do Estatuto do Grêmio de maneira a oferecer mecanismos mais modernos de gestão. Tal iniciativa, com mais de 20 reuniões em oito meses de atuação, foi fundamental para o consenso sobre temas relevantes, como a ampliação do mandato presidencial para três anos; a coincidência das eleições para o Conselho Deliberativo e Conselho de Administração; e a redução para 15% da cláusula de barreira ao Conselho Deliberativo, todas mudanças aprovadas na última reunião quase que por unanimidade pelo colegiado. O grupo contemplou todas as condicionantes que envolvem uma mudança institucional desta relevância: criou-se regras e limites de responsabilidade aos gestores, e se ampliou a diversidade de participação política, no caso da redução da cláusula de barreira.

Tão importante quanto o resultado, foi o processo de construção das propostas, em clima de perfeita harmonia entre as mais diversas e legítimas diferenças de pensamento.

O Fórum dos Movimentos continuará se reunindo para adaptações e modernizações que se fizerem necessárias, sempre abrindo as discussão com todos os grupos existentes buscando distensionar as relações políticas em prol do Clube.